Forte da Madre de Deus e São Pedro

Recife, Pernambuco - Brazil

O Forte da Madre de Deus e São Pedro ou Forte de Matos, já desaparecido, estava localizado na cidade de Recife, Estado de Pernambuco. Foi construído em 1685 sobre um aterro na porção sul do istmo do Recife. O nome do forte se deve ao seu construtor, Antônio Fernando de Matos. O empreiteiro português, ao obter autorização do então governador da Capitania de Pernambuco Dom João de Souza, aterrou um areal localizado ao sul da Ilha do Recife. Com isso acrescentou 37 mil metros quadrados ao tamanho original da ilha, realizando então a construção do referido forte para o governo da Capitania.

O forte só teve finalidade de defesa até 1750. A edificação chegou a ser utilizada durante alguns anos como sede da Assembléia Legislativa de Pernambuco, antes de ser abandonada e destruída em 1847.

Apresentando formato semicircular em sua porção sul, acompanhava a forma dos limites entre o aterro e o Rio Capibaribe, sendo o único do Estado com este formato.

Em 2003, arqueólogos da UFRPE e da ONG Ouricuri encontraram as bases de um portal e parte da parede norte do forte, retilínea, onde ficava a entrada da fortificação. Neste local estava sendo construído um dos estacionamentos do Paço da Alfândega. Havia a intenção, na época, de preservar e integrar os achados arqueológicos ao Memorial Maurício de Nassau.

Durante as escavações, t
ambém foram encontrados no local 35 mil fragmentos de objetos utililizados por freqüentadores do antigo forte e edificações posteriores a ele, entre os séculos XVII e XIX. Entre os fragmentos estão cacos de cerâmica, cachimbos, garrafas, moedas, tesouras e até pedaços de ossos humanos. Com isto, anunciou-se que parte do material também seria exposto no Memorial Maurício de Nassau, junto com outras peças do acervo do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano. Não temos informação se de fato essas pretensões foram efetivamente concretizadas.

Fonte: Disponível em: http://www.nordesteweb.com/not04_0603/ne_not_20030507c.htm.
Acesso em 02/07/2008.



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography

Contribution

Updated at 13/08/2009 by the tutor Projeto Fortalezas Multimidia (Mayra).


  • Forte da Madre de Deus e São Pedro

  • Forte do Matos

  • Fort

  • 1685 (AC)




  • Portugal

  • 1847 (AC)

  • Conserved Ruins
    Havia a intenção, na época (2003) de preservar e integrar os achados arqueológicos ao Memorial Maurício de Nassau. Não temos informação se de fato essas pretensões foram efetivamente concretizadas.






  • Ruins
    Pretendia-se, a partir de 2003, quando ruínas foram encontradas, integrá-las ao novo prédio de estacionamentos do Paço da Alfândega, que abrigaria no piso térreo o Memorial Maurício de Nassau. Não temos informação se de fato essas pretensões foram efetivamente concretizadas.

  • 0,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: Pernambuco
    City: Recife

    O Forte de Matos ou Forte da Madre de Deus e São Pedro, localizava-se na porção sul do istmo da cidade de Recife, Estado de Pernambuco, onde hoje existe o Paço da Alfândega.


  • Lat: 8 3' 17''S | Lon: 34 52' 50''W





  • O forte era o único do Estado a ter formato semicircular em sua porção sul, acompanhando a forma dos limites entre o aterro e o Rio Capibaribe.

  • Arqueólogos da UFRPE e da ONG Ouricuri realizaram, em 2003, escavações no terreno onde seria construído o edifício-estacionamento do Paço da Alfândega da cidade de Recife, Estado de Pernambuco.
    Há notícias de que as ruínas seriam cobertas de areia para possibilitar a construção do edifício, devendo ser posteriormente integradas a ele.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Forte da Madre de Deus e São Pedro