Antônio Moreira César

Brazil

Antônio Moreira César nasceu em Pindamonhangaba no estado de São Paulo no dia 7 de julho de 1850 e veio a falecer na cidade de Canudos, na Bahia em 4 de Março de 1897.
O Coronel Moreira César foi um militar brasileiro. Atingindo o posto de coronel no Exército Brasileiro, na arma de Infantaria.

No contexto da Revolução Federalista (Rio Grande do Sul, 1893-1895), o Marechal Floriano nomeou e remeteu para Santa Catarina, a 19 de Abril de 1894, armado de poderes discricionários, o coronel Moreira César, que desembarcou na cidade de Desterro (atual Florianópolis) à frente de quinhentos homens do 7° e 23° Batalhões de Infantaria.

No governo de Santa Catarina, Moreira César promoveu um "ajuste de contas", conforme definido pelo estudioso Osvaldo Cabral. Prisões e fuzilamentos sumários de militares e civis foram praticados em represália à rebeldia federalista, promotora da guerra civil centralizada em Santa Catarina. Como observou o historiador catarinense Jali Meirinho "na interpretação justa forma de atos criminosos". E acrescenta: "não se concebem prisões e execuções sem julgamento". No entanto, diz ainda Meirinho que "recorrendo-se à legislação pertinente vinda do Império, os crimes cometidos em guerra, mesmo que interna, eram passíveis de pena de morte".

Não se pode deixar de considerar que o "ajuste de contas" foi uma resposta à crueldade federalistas particularmente aquela perpetrada pelos guerrilheiros de Gumercindo Saraiva, cuja prática corriqueira era a degola dos prisioneiros.

Entre os fuzilados na Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim estava o médico baianano Alfredo Paulo de Freitas, que servia como major-médico em Desterro. Foi o médico chamado de sua casa e depois de apresentar-se, embarcaram-no na corveta Niterói. Dele não obtendo notícias, sua esposa algumas vezes foi ao palácio do Governo em busca de informações. Numa dela se fez acompanhar de filha menor e consta ter sido recebida por Moreira César em pessoa. Ao tomar conhecimento de quem era a mulher, o comandante César se teria mostrado solicito e explicou que o marido dela com efeito fora preso e enviado ao Rio de Janeiro para ser julgado. Ela porém não temesse, em breve o marido estaria de volta. Ao diálogo têm acrescentado ato que aponta o coronel Moreira César como homem frio e calculista. Moreira César teria tomado a criança no colo e dito, apontando para a mar, entrevisto da janela: "Papai está bem longe, mas voltará logo." O governador militar de Santa Catarina, no entanto, sabia que o doutor Alfredo não retornaria, pois ele mesmo mandara que o fuzilassem em Anhatomirim.

 

Fonte: Wikipédia

Contribution

Updated at 16/09/2008 by the tutor Roberto Tonera.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Antônio Moreira César