Juan José de Vertiz y Salcedo

Mexico

Juan José de Vértiz y Salcedo (Mérida do Iucatão, Vice-reino da Nova Espanha, atual México, 11 de julho de 1719 — Madrid, Espanha, 1799) foi um militar e administrador colonial espanhol. Exerceu o cargo de Vice-rei do Vice-reino do Rio da Prata.

Biografia
Foi filho de um importante político da península do Iucatão, estudou na Espanha onde recebeu formação militar, tendo combatido em diversas campanhas espanholas como as da Itália e da França. Antes de ser nomeado como Vice-rei, desempenhou o cargo de governador de Buenos Aires, tanto sob a administração do Vice-reino do Peru como do Vice-reino do Rio da Prata, tendo como prioridade expulsar os portugueses da Banda Oriental, sem sucesso. Era governador da Província de Buenos Aires quando determinou a invasão de 1763-1776 à povoação de Santa Maria da Boca do Monte, onde foi erguido, em 1776, o Entrincheiramento de São Martinho, no atual Rio Grande do Sul. (BENTO, 1996:291). Em 1770 invadiu o Rio Grande pela campanha. Em 1774 foi batido em Santa Bárbara e Tabatingaí pelas forças portuguesas, tendo retirado pelos atuais municípios de Ganguçu, Encruzilhada e Pedro Osório para a Vila de Rio Grande. Em 1776 preparava-se para invadir o Rio Grande pelo litoral, em articulação com as forças sob o comando de D. Pedro Antonio de Cevallos Cortés y Calderón. Fracassado o plano, retornou a Montividéu. (Op. cit.)

A partir de 27 de outubro de 1777, foi nomeado Vice-Rei do Prata. Assumiu as funções em 1778, desenvolvendo uma vasta obra governativa, promovendo o desenvolvimento da economia regional, colonizando terras desabitadas, instalando intendências por todo o Vice-reino e preparando o caminho para a fundação da Real Audiência de Buenos Aires. Na esfera social tentou reunir todos os artesãos em diferentes agremiações, seguindo o sistema vigente na Europa. Durante o seu governo realizou-se o primeiro censo na cidade, que, à época, computou cerca de 37.000 habitantes. Também durante o seu governo foi estabelecido o primeiro teatro da cidade, o "La Ranchería". Teve um importante papel na repressão da revolta de Tupac Amaru II.

Em 1784 pediu para retornar à Espanha, deixando o Vice-reinado e entregando-o a Nicolás del Campo. Faleceu na Espanha em 1799.

Contribution

Updated at 18/08/2014 by the tutor Roberto Tonera.

With the contribution of contents by: Carlos Luís M. C. da Cruz.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Juan José de Vertiz y Salcedo