Manoel Vieira Leão

Portugal

Manoel Vieira Leão teria sido o autor do projeto da Igreja Matriz de São Pedro e Capela da Ordem Terceira de São Francisco (Rio Grande, RS), fundada em 25 de agosto de 1755.

Em 1764, quando era capitão de artilharia da Guarnição do Rio de Janeiro, desenhou a planta da Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba (Barra do Sul), e as plantas dos fortes de Santana e São Francisco Xavier, os dois últimos de autoria do coronel de infantaria José Custódio de Sá e Faria, todos localizados na Ilha de Santa Catarina, na atual cidade de Florianópolis. É também atribuída a ele o desenho da Fortaleza de Jesus, Maria, José de Rio Pardo e a construção do Forte de São José do Passo do Rio Tebiquari (também projeto de Sá e Faria), assim como a autoria do projeto da prória cidade de Taquari, no Rio Grande do Sul.

Manoel Vieira Leão também desenhou as “Cartas Topográficas da Capitania do Rio de Janeiro: mandadas tirar pelo Ilustríssimo e Excelentíssimo Senhor Conde da Cunha Capitam General e Vice Rey do Estado do Brazil no anno de 1767”, que mostram a cidade do Rio de Janeiro e seus arredores, como também os limites da Capitania do Rio de Janeiro com a região das Minas e São Paulo.

Manoel Vieira Leão, juntamente com Sá e Faria e outros militares, foi acusado de não defender a Ilha de Santa Catarina em 1777, quando ela foi tomada pelos espanhóis comandados por Pedro de Cevallos.

Documento da Coroa Portuguesa de 20 de março de 1780 informa que o major Manoel  Vieira Leão se encontrava preso no Rio de Janeiro e estaria sendo levado para Lisboa para ser sentenciado, juntamente com outros militares, conforme os autos da Devassa realizada naquela cidade e que o considerou como sendo um dos culpados por não defenderem a Ilha de Santa Catarina e suas fortalezas em 1777. Outro documento da Rainha, D. Maria I, de 14 de janeiro de 1786, atendendo ao largo tempo de prisão [dos réus de 1777], o perdoa de todas as acusações e determina que seja reformado no seu posto [de major, portanto], conforme SILVA, 1844 (p. 482-483 e 570-571).

Contribution

Updated at 23/04/2018 by the tutor Roberto Tonera.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Manoel Vieira Leão