Pietro Paolo Floriani

Italy

Pietro Paolo Floriani, nascido em 1585 e falecido em 1638, foi um dos destaques da Escola Italiana de fortificação na primeira metade do Século XVII em diversos países da Europa. Foi educado pelo Marquês Alessandro Palavicini e por Giovanni de Medici.

Serviu na Alemanha, Boêmia, Hungria, Espanha e deu consultoria sobre as fortificações de Viena. Durante o seu serviço na Espanha, assistiu o assédio de Vercelli, sob o comando de Dom Pedro de Toledo. Serviu também nos exércitos papais, como vice-comandante do Castelo de Sant’Ângelo, e comandou as tropas do Sumo Pontífice na Umbria.

Em 1634, fortificou Ferrara e deu início, em 1635, à fortificação de Valetta, na Ilha de Malta, para os Cavaleiros da Ordem de Malta. Com um currículo invejável, como tratadista produziu: Diffesa et offesa delle piazze (FLORIANI, 1630), citado em tratados portugueses, como no de Luis Serrão Pimentel, outro destaque na arte de fortificar.

Fonte: OLIVEIRA, Mário Mendonça de. As Fortificações Portuguesas de Salvador Quando Cabeça do Brasil. Salvador: Selo Editorial da Fundação Gregório de Mattos, 2004. p. 46-47.

Contribution

Updated at 14/11/2008 by the tutor Projeto Fortalezas Multimidia (Mayra).




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Pietro Paolo Floriani