Martinho de Melo e Castro

Portugal

Martinho de Melo e Castro (1716 — 1795), frequentemente designado apenas por Martinho de Melo, foi um diplomata e políticoportuguês que desempenhou cargos de grande relevo nos reinados de D. José I e de D. Maria I e que se notabilizou como reformador dosistema colonial português quando exerceu as funções de secretário de Estado da Marinha e do Ultramar entre 1770 e 1795. Foi primeiro-ministro da Rainha D. Maria I.

Foi filho de Francisco de Melo e Castro e de Maria Joaquina Xavier da Silva, e pai de Manoel Bernardo de Melo Castro. Seu filho viajou para o Brasil entre os anos de 1754 e 1756 na comitiva de Mendonça Furtado, que fora enviado por Marquês de Pombal, para ser o vice-Rei do Grão-Pará e Maranhão.

Martinho de Melo e Castro integrou a comitiva e foi enviado para unificar a "vila" no atual estado do Amapá. Nessa missão, criou a Vila de São José de Macapá, sendo o seu primeiro administrador, então designado governador. Na vila, atual cidade de Macapá, foi o construtor da Igreja Matriz.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Martinho_de_Melo_e_Castro

Contribution

Updated at 13/01/2015 by the tutor Projeto Fortalezas Multimidia (Elisangela).




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Martinho de Melo e Castro