Antônio Carneiro Pinto

Brazil

Antônio Carneiro Pinto nasceu em 12 de julho de 1886, na cidade de Anicuns, Estado de Goiás. Sua carreira militar iniciou no dia 03 de novembro de 1898, quando foi incluído na 1ª Companhia do 20° Batalhão de Infantaria, como voluntário menor aspirante à praça. Em 1903, ingressou na Escola Preparatória e de Tática do Realengo, na cidade do Rio de Janeiro, tornando-se praça da 1ª Companhia.

Em 1909, foi declarado aspirante a oficial, por ter completado o curso de Infantaria e Cavalaria. No mesmo ano, se matriculou na Escola de Artilharia e Engenharia, onde estudou até 1915.

Em 1920, já em Itaqui, no Rio Grande do Sul, foi promovido a capitão. Em 1922, foi classificado na 2ª Bateria do 1º Grupo de Artilharia a Cavalo, onde permaneceu até 1926, quando foi transferido para a 7ª Bateria de Artilharia de Costa do Forte Marechal Hermes, na cidade de Macaé, no Estado do Rio de Janeiro. Permaneceu no comando desta bateria até o final do ano de 1927.

Em 1931, assumiu o comando do Forte Marechal Luz e da 8ª Bateria Independente de Artilharia da Costa, na cidade de São Francisco do Sul, no Estado de Santa Catarina, quando foi promovido ao posto de Major.

Em 1932, seguiu para Campo Grande, no atual Estado de Mato Grosso do Sul. Em 1933, foi incluído na 1ª Bateria do 5° Grupo de Artilharia de Costa do Forte do Coimbra, e lá permanceu até maio do mesmo ano, quando seguiu para Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

As informações sobre a vida militar de Antônio Carneiro Pinto foram extraídas de sua “cardeneta de oficial”, um documento que relata as principais fases de sua carreira no Exército Brasileiro. Neste documento, a descrição relatando sua trajetória militar se encerra em 1934, época em que ainda ocupava o posto de Major, servindo no 9° Regimento de Artilharia Montada de Curitiba. Sabemos, porém, que chegou ao posto de General após essa data.

O General Antônio Carneiro Pinto faleceu em 12 de dezembro de 1947.

(Dados extraídos da caderneta de oficial fornecida pelo neto do militar: Newton Herculano Carneiro Pinto).

Contribution

Updated at 08/04/2016 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Jaime José S. Silva).




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Antônio Carneiro Pinto