Pedro Maria Trompowsky Taulois

Brazil

Pedro Maria Trompowsky Taulois nasceu na cidade de Desterro (atual Florianópolis/SC), no dia 27 de julho de 1868. Faleceu na mesma cidade.

Em 1885, vai a Porto Alegre se matricular na Escola Militar, no 13º Batalhão de Infantaria. Em 1894 iniciou sua carreira na área de engenharia, nomeado ajudante das obras de fortificação e artilhamento das fortalezas do Estado do Pará. Após dois anos, passou à disposição da Comissão de Fortificações e Defesa do Litoral, e partiu para o 3º Batalhão de Artilharia de Posição em Santa Catarina, trabalhando nas obras militares em construção. Em meados de 1897, foi auxiliar as obras militares no Estado do Paraná, mas retornou para Florianópolis, assumindo como encarregado das obras militares nesta capital.

Passando por outras Organizações Militares do Brasil, e promovido ao posto de Capitão, foi transferido para o Corpo de Engenheiros, em 26 de julho de 1901. Prestando serviço na Delegacia de Engenharia, trabalhou nos estados do Amazonas, Pará, Rio de Janeiro, sendo posteriormente nomeado adjunto à Seção de Engenharia do 5º Distrito Militar no Paraná. Nesta função, passou a auxiliar nas obras do quartel do 3º Batalhão de Artilharia de Posição de Florianópolis. Em 1906, foi nomeado pelo Ministro da Guerra, Chefe da comissão construtora da estrada estratégica de Porto União, em Santa Catarina, ligada a Palmas no Paraná. Dispensado deste serviço em 1908, retomou suas atribuições junto a Delegacia de Engenharia do 5º Distrito Militar.

Em 1909, foi nomeado para integrar a comissão de estudos da defesa dos portos de Paranaguá, São Francisco, Florianópolis e Laguna. No dia 3 de maio seguiu para Florianópolis e no dia 11 de maio de 1909 deu “começo aos trabalhos da construção da bateria da Ponta dos Naufragados [Forte Marechal Moura], no extremo sul da Ilha de Santa Catarina, de cujas obras ficou ele encarregado”. Depois de assumir vários outros cargos em diversos estados brasileiros, reformou-se em abril de 1923, como General de Brigada.

(Fonte: BOITEUX, 1942: 113-125).

Contribution

Updated at 28/08/2009 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Luiz).




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Pedro Maria Trompowsky Taulois