João de Souza Melo e Alvim

Brazil

João de Souza Melo e Alvim foi Coronel do Exército e engenheiro militar. 'Nasceu na cidade do Desterro (Florianópolis) a 6 de Outubro de 1823, e faleceu no Rio de Janeiro a 17 de Abril de 1885. Era filho do Chefe de Esquadra Miguel de Souza  Melo e Alvim (não confundir com Miguel de Souza Melo e Alvim (filho), irmão de João de Souza  Melo e Alvim, e que também foi militar, cujo posto foi de Primeiro Tenente) e de  Maurícia Elisia de Melo e Alvim' (BOITEUX,1942: p.85).

João de Souza Melo "levantou as plantas dos fortes de Santa Cruz de Anhatomirim e de São José da Ponta Grossa, abrangendo os padrastos e mais terrenos, trabalhos esses que foram enviados ao arquivo militar" (BOITEUX,1942: p.88).

João de Souza Melo em "03/1810 levantou a planta da fortaleza Santa Bárbara, e de seus edifícios" (BOITEUX,1942: p. 89).

"Em Outubro (1848), de volta à capital (catarinense), foi encarregado de examinar os fortes e estudar a canalização das águas para um chafariz" (BOITEUX,1942: p. 92).

'Dirigiu a construção de carretas para os canhões da fortaleza de Santa Ana' (BOITEUX,1942: p. 94).

"...e se não bastasse, teve durante esse tempo a direção das obras do Lazareto dos Ratones, situado na baía norte (ilha localizada entre a parte insular de Florianópolis e o continente, e que também é uma fortaleza),  em frente à Biguaçú, donde se transportava em lancha baleeira para a dita ilha" ( BOITEUX,1942: p. 95).

Foi diretor da Colônia Militar de Santa Teresa até julho de 1854, conforme declara em documento de sua autoria de 12 de janeiro de 1855 endereçado ao Presidente da Província (ver seção: Bibliografia).

Contribution

Updated at 05/12/2012 by the tutor Projeto Fortalezas Multimidia (Jefté).




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > João de Souza Melo e Alvim