Filippo Terzi

Italy

Filippo Terzi (Bolonha, 1520 - Setúbal, 1597), também referido como Filipe Térzio foi um arquiteto e engenheiro militar italiano.

Biografia

Também referido como natural de Urbino, ainda jovem transferiu-se a Pesaro. Foi contratado em Roma em 1576 para atuar em Portugal, e já estava a trabalhar em Lisboa em abril de 1577.

No ano de 1578 acompanhou Sebastião I de Portugal (1568-1578) na desastrosa expedição ao Marrocos, onde foi feito prisioneiro na batalha de Alcácer Quibir (1578). No entanto, no ano seguinte (1579), após negociação do seu resgate pelo cardeal D. Henrique (1578-1580) terá regressado a Portugal.

Em 1582, Filipe II de Espanha (1556-1598), já aclamado rei de Portugal, visitou Setúbal, tendo encomendado a Terzi, na ocasião, o projeto de uma nova fortificação para reforço da defesa daquele porto, que complementaria a do Forte de Santiago do Outão. Esta fortaleza abaluartada foi construída num morro sobranceiro à cidade, relativamente distante do rio, o que leva a crer que, para além da missão expressa de defesa marítima, teria a função de manter uma guarnição fiel e assegurar o controlo sobre a cidade, hostil ao domínio castelhano.

Nomeado em 1584 mestre das obras do Convento de Cristo, em Tomar, foi encarregado pela rainha D. Catarina, viúva de João III de Portugal, da remodelação do claustro principal. Posteriormente, em 1587, assumiu a direção das obras do Aqueduto do Convento, patrocinada por Filipe II de Espanha.

Foi o autor do projeto de ampliação e defesa do porto do Pessegueiro, no litoral alentejano, que previa a ligação artificial da ilha do Pessegueiro ao penedo do Cavalo, e deste ao continente. Dirigiu estes trabalhos de 1588 a 1590.

A partir de 1590, foi nomeado "Mestre das Obras de el-Rei", substituindo o Arquiteto-mor do Reino, António Rodrigues.

Exerceu depois o cargo de "Mestre das Obras das Fortificações", e teve responsabilidades na formação de arquitetos.

À época de seu falecimento, dirigia as obras do Forte de São Filipe de Setúbal (1597).

Obra

É autor de diversas obras em Portugal, de que se destacam o torreão do Paço Real da Ribeira em Lisboa, e a reconstrução da igreja do mosteiro de São Vicente de Fora e a construção do Aqueduto de São Sebastião, em Coimbra.

Contribution

Updated at 19/04/2016 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Filippo Terzi