Michel de l Ècole

France

Michel de l'Ècole, também referido como Miguel de l'Ècole (século XVIII), foi um engenheiro militar francês.

Biografia

Foi nomeado pela Coroa Portuguesa para dirigir as obras de reestruturação da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Para esse fim desenhou sete projetos, hoje desaparecidos, o que não permite avaliar se o desenvolvimento do traçado urbano da cidade será da sua autoria. (SANTOS, Paulo F. "Formação de Cidades no Brasil Colonial". Coimbra, 1968. p. 93.)

Chamado ao reino no contexto da Guerra da Restauração da Independência (1640-1668), foi nomeado "Mestre de Todas as Obras de Fortificação" no norte de Portugal, vindo a projetar os sistemas de fortificação de cidades como Valença, Monção e Chaves. Foi o precursor da Aula Militar da Escola de Viana, criada em 1701.

Principais projetos

- Praça-forte de Valença (1643)

- Praça-forte de Monção (1656)

- Forte de São Francisco Xavier do Queijo (Porto, 1661) - aqui L'École criou uma tipologia de planta trapezoidal, baseada num triângulo equilátero cujo vértice aponta ao mar, e que serviria de modelo a outras baterias costeiras de Entre Douro e Minho.

- Igreja de São Victor (Braga, 1686)

Bibliografia

VALLA, Margarida. "O papel dos arquitectos e engenheiros militares na transmissão das formas urbanas portuguesas". Comunicação apresentada no IV Congresso Luso-Afro-Brasileiro, Rio de Janeiro, 1996.

Contribution

Updated at 24/07/2013 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Michel de l Ècole