Mateus Fernandes

Portugal

Mateus Fernandes , também referido como Mateus Fernandes (I) (Covilhã, 14?? - 1515), foi um arquiteto português. Foi pai de Mateus Fernandes (II) e avô (ou bisavô) de Mateus Fernandes (III), que também se destacaram na mesma profissão.

Biografia

Foi o introdutor do estilo Manuelino na arquitetura portuguesa através da adoção de temas marítimos, vegetalistas e exóticos relacionados com os descobrimentos e a expansão marítima.

João II de Portugal (1481-1495) deu-lhe a possibilidade de viajar pela Europa a fim de conhecer as técnicas de construção e a arquitetura das catedrais europeias.

Trabalhou na reconstrução dos Castelos de Almeida e de Castelo Branco, na construção da Igreja da Misericórdia das Caldas da Rainha e projetou e dirigiu a edificação da Sacristia Nova e da Livraria no Mosteiro de Alcobaça.

A carta régia que nomeou Mateus Fernandes (II) como arquiteto data de 22 de abril de 1516, não deixa dúvidas acerca da sua filiação. Este, por sua vez, terá falecido por volta de 1528, ano em que foi nomeado para o substituir, como mestre das obras do Mosteiro da Batalha, o arquiteto João de Castilho (c. 1470-1552).

Contribution

Updated at 26/10/2015 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Mateus Fernandes