Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres

Portugal

Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres foi um militar português nascido em Sátão, Portugal, em 21 de outubro de 1739 e faleceu em 7 de julho de 1797.

Foi o quarto governador e capitão-general da capitania de Mato Grosso (Brasil). Tendo tomado posse em 13 de dezembro de 1772, exerceu o cargo até 1788, sendo sucedido por seu irmão, João de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres. Durante o seu governo foram erguidos o Forte de Coimbra e o Real Forte Príncipe da Beira, e fundadas Albuquerque (atual cidade de Corumbá), Vila Maria (atual Cáceres), Casalvasco (atual Vila Bela da Santíssima Trindade), Salinas e Corixa Grande, consolidando o domínio português na região diante dos domínios da Coroa espanhola na América.

O seu dinamismo de sua atuação na fixação das fronteiras da Coroa portuguesa no extremo ocidental do Brasil é expresso por uma referência que lhe foi feita pelo governador espanhol de Santa Cruz de la Sierra, à época: O mais ambicioso dos governadores portugueses.

(Fontes: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=437883 e http://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_de_Albuquerque_de_Melo_Pereira_e_C%C3%A1ceres acessado em 02 de outubro de 2009).

Contribution

Updated at 02/10/2009 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Bernardo).

With the contribution of contents by: Projeto Fortalezas Multimidia (Isabel).




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres