Francisco Danzilho

Spain

Francisco Danzillo (séc. XV-séc. XVI), referido em documentação coeva como Francisco Danzinho, foi um arquiteto militar biscainho que serviu a Manuel I de Portugal (1495-1521).

Biografia

Em 1500 foi encarregado das obras de reconstrução da torre de menagem do Castelo de Castelo Rodrigo, danificada durante as guerras com Castela.

A partir de 1511 foi encarregado das praças portuguesas na costa do Marrocos junto ao estreito de Gibraltar: Alcácer-Ceguer, Ceuta, Arzila e Tânger, período em que os irmãos Diogo e Francisco de Arruda atendiam as praças mais a sul, na costa atlântica, sucedendo nestas funções a Martim Lourenço.

Em 1514 encontrava-se em Ceuta, por onde passou Francisco de Arruda de regresso ao reino, tendo entregue a este os seus planos de defesa desta Praça-forte para que fossem apreciados pelo soberano. Neste momento trabalhava com Diogo de Boytac, que para ali fora enviado do reino para medições e avaliações.

Bibliografia

NUNES, António Lopes Pires. Dicionário de Arquitetura Militar. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2005. 264p. il. ISBN 972-8801-94-7 p. 95.

Contribution

Updated at 08/03/2016 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Francisco Danzilho