José Rodrigo de Almeida

Portugal

José Rodrigo de Almeida (século XVIII-século XIX) foi um engenheiro militar português que serviu no Real Corpo de Engenheiros.

Biografia

No posto de sargento-mor, em cumprimento a ordens da Real Junta da Fazenda dos Açores, realizou em 1804 uma planta da cidade da Horta, na ilha do Faial, atualmente no Gabinete de Estudos Arqueológicos e Engenharia Militar (GEAEM) da Direcção dos Serviços de Engenharia Militar do Exército Português. A legenda assinala as instituições e edifícios mais notáveis do espaço urbano e do espaço envolvente: Alfândega, Misericórdia, Conventos, Ermidas e Impérios. Particular atenção é dada às instalações militares - fortes e muralhas - e ao seu estado de conservação. Indica-se, por exemplo, "logar aonde a muralha esta arruinada". O espaço edificado da aglomeração urbana é figurado com detalhe, incluindo hortas e quintais. No porto, inscreve-se o "projecto de um molhe".

Esteve envolvido na fortificação da ilha Terceira e mais ilhas a ocidente, por determinação do então Capitão-general da Capitania Geral dos Açores, Francisco António de Araújo e Azevedo, de que deixou coleção de plantas. ("Colecção de Plantas e Alçados de 32 Fortalezas dos Açores, por Joze Rodrigo d'Almeida em 1830". GEAEM.)
Posteriormente, no contexto da Guerra Civil Portuguesa (1828-1834), integrou o Exército Libertador. Data deste período a "Planta da cidade de Angra, capital das ilhas dos Açores: offerecida ao Ill.mo e Ex.mo Sñr. Conde de Villa-Flor, membro da Regencia, Commandante das Forças Militares e Marechal de Campo". ("Planta da cidade de Angra, capital das ilhas dos Açores, José Rodrigo de Almeida, 1830, Açores." in Arquipélagos.pt. Consultado em 31 dez 2011.)

Obra

1801 - "Planta do Castelo de São João Baptista" - De possível autoria de Almeida, foi enviada para Lisboa em outubro de 1801, de paradeiro hoje desconhecido. (FARIA, 2000:156)

1805 - "Planta do Castelo de São João Baptista" - Traz a primeira representação do Pátio da Alfândega, sobre a antiga Porta do Mar em Angra. (FARIA, 2000:156)

1806 - Carta Militar da ilha Terceira

1825 - Carta Militar da ilha Terceira

1804 - Carta das fortificações e baías do Faial

1805 - Carta das fortificações e baías do Faial

1804-1805 - Conjunto de plantas dos fortes que defendem a Horta

1822 - Conjunto de plantas e alçados de doze fortalezas da ilha das Flores e da ilha do Corvo - Desta última, nomeadamente da "Bateria que se precisa construir para defender a ilha do Corvo". (FARIA, 2000:156)

Bibliografia

FARIA, Manuel Augusto. "Plantas dos Fortes da Ilha Terceira". in: Atlântida, vol. LXV, 2000. p. 154-171.

Contribution

Updated at 04/07/2015 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > José Rodrigo de Almeida