Sesnando Davides

Portugal

Sesnando Davides, também grafado como Sisnando Davidiz ou Sisnando Davídez de Coimbra (Tentúgal - Coimbra, 25 de agosto de 1091), foi um moçárabe da península Ibérica, onde foi senhor das terras na região de Coimbra e governador desta mesma cidade.

Biografia

Filho de David e de Susana, recebeu educação em Córdova, tendo sido companheiro de Rodrigo Díaz de Vivar, El Cid, o Campeador. Exerceu elevadas funções na corte de Abbad II al-Mutadid, em Sevilha.

Terá sido Sesnando a convencer Fernando I de Leão (1016-1065) a promover a conquista de Coimbra (27 de dezembro de 1064), cidade erigida em sede do Condado Conimbricense, cujo governo lhe foi concedido pelo soberano, em compensação pelos serviços prestados na campanha, sendo a partir de então designado nos documentos por "cônsul" ou "alvazil". Senhor de extensos domínios no vale do rio Mondego, foi detentor do título de 2.º senhor de Coimbra.

Graças à sua origem moçárabe, foi capaz de manter a paz com as taifas muçulmanas a sul de seu território. Não descurou a defesa, entretanto, sendo responsável pela edificação ou reedificação de diversos castelos em seus domínios, entre os quais se destacam o próprio Castelo de Coimbra, e os da Lousã, de Montemor-o-Velho, de Penacova e o de Penela.

Governou até cerca de 1091, sendo responsável não apenas pela pacificação e defesa do território, mas principalmente pela sua reorganização, tornando a cidade de Coimbra num centro regional, onde a cultura moçárabe floresceu.

O seu túmulo pode ser visitado na Sé Velha de Coimbra.

Desposou Loba Nunes, filha de Nuno Mendes, conde de Portucale, descendente da família de Vímara Peres e de Goncina, de quem teve Elvira Sisnandes, esposa de Martim ou Martinho Moniz, de família do Riba-Douro, filho de Munio Fromariques e Elvira Gondesendes, que sucedeu a Sesnado no governo do Condado Conimbricense.

Contribution

Updated at 05/01/2016 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Sesnando Davides