Cristóvão de Moura

Portugal

Cristóvão de Moura e Távora (Lisboa, 1538 — Madrid, 1613) foi um fidalgo português, líder do partido espanhol quando da crise de sucessão de 1580.

Biografia

Era filho de Luís de Moura, Alcaide-mor de Castelo Rodrigo, e de sua esposa, Brites de Távora, filha de Cristóvão de Távora, 2.º senhor do morgado da Caparica, e de sua esposa, Francisca de Sousa.

Estabelecido em Espanha desde 1554, reconhecido por sua inteligência e perspicácia, foi o responsável pela diplomacia de Filipe II de Espanha (1556-1598) junto à nobreza portuguesa, alimentando as rivalidades políticas entre o prior do Crato e o duque de Bragança, e cooptando personagens-chave da sociedade e do governo para a causa do soberano espanhol.

Com a ascensão de Filipe II ao trono português, integrou o Conselho de Portugal, um colegiado de cinco membros que assessorava permanentemente o soberano nas questões referentes ao governo deste reino. Entre outras benesses, o soberano recompensou os seus serviços, concedendo-lhe por mercê o cargo de vedor da Fazenda (10 de abril de 1581) e, posteriormente, outorgando-lhe o título de 1.º conde de Castelo Rodrigo (1594).

Filipe III de Espanha (1598-1621) elevou-o a 1.º marquês de Castelo Rodrigo (29 de janeiro de 1600). Este soberano dissolveu o Conselho estabelecido por seu pai e nomeou D. Cristóvão de Moura como Vice-rei de Portugal, função que exerceu por três períodos: de 29 de janeiro de 1600 a 1603, novamente em 1603, e de fevereiro de 1608 a 1612.

O seu governo como Vice-rei não foi bem aceite pelos portugueses. Os elevados impostos que lançou nesta época de dificuldades financeiras, aprofundaram a rejeição à sua atuação.

Cristóvão de Moura foi casado com Margarida Corte-Real, herdeira da Capitania de Angra, na ilha Terceira, Açores, que estava na posse de Vasco Anes Corte-Real, seu pai. No pacto celebrado para o casamento, adoptou o apelido Corte-Real, que foi mantido pelos seus descendentes. Na cidade de Angra do Heroísmo, a Rua do Marquês lembra o lugar onde se erguiam as casas do marquês de Castelo Rodrigo.

Contribution

Updated at 10/07/2020 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Cristóvão de Moura