Luís de Almeida Portugal Soares de Alarcão d'Eça e Melo Silva Mascarenhas (2º Marquês de Lavradio)

Portugal

Dom Luís de Almeida Portugal Soares de Alarcão d'Eça e Melo Silva Mascarenhas, 5º conde de Avintes e 2º Marquês do Lavradio (Lisboa, 27 de junho de 1729 — 2 de maio de1790), filho de D. Antônio de Almeida Soares Portugal, foi o 11º vice-rei do Brasil, exercendo o cargo por nove anos, de 4 de novembro de 1769 a 30 de abril de 1778.

Foi o 2º governador depois que a sede foi transferida para o Rio de Janeiro, a fim de evitar os descaminhos do ouro recentemente achado na província de Minas Gerais. Governou a Bahia, antes de ser nomeado Vice-rei.

Em 1779, dois anos depois do falecimento de D. José I de Portugal, deixou o Brasil, substituído por Luís de Vasconcelos e Sousa.

Casara em 29 de outubro de 1752 com D Mariana Teresa Rita de Távora, filha do 5° Conde de São Vicente.

Ocupara-se, na colônia, principalmente com as obras militares necessárias à defesa do Rio de Janeiro e com a remessa de tropas e armamentos para o sul do Brasil, onde durante seu governo ocorreram a recuperação do Rio Grande do Sul, a ocupação temporária da Ilha de Santa Catarina pelos espanhóis e a perda da Colônia do Sacramento. Reformou as fortificações, ampliando-as e modernizando-as. Sua ação militar contou com a cooperação de estrangeiros a serviço de Portugal, como o alemão Tenente-General João Henrique Böhn e o sueco Brigadeiro Jacques Funck, chefe do Corpo de Engenheiros e Artilheiros.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_de_Almeida_Portugal_Soares_de_Alarc%C3%A3o_d%27E%C3%A7a_e_Melo_Silva_Mascarenhas

Contribution

Updated at 08/10/2013 by the tutor Projeto Fortalezas Multimidia (Mayra).




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Luís de Almeida Portugal Soares de Alarcão d'Eça e Melo Silva Mascarenhas (2º Marquês de Lavradio)