Paio Guterres

France

Paio Guterres da Cunha foi um nobre e cavaleiro que viveu no século XII. Oriundo da Gasconha, veio para a o reino de Leão juntamente com o seu pai, Guterre Pelágio ou Guterre Paes ou Pais, quando este acompanhou D. Henrique de Borgonha, em algum momento entre 1087 e 1096.
No governo de D. Henrique de Borgonha como conde de Portucale (1096-1112), D. Guterre Pelágio recebeu o senhorio de Póvoa do Varzim, e outras terras em Guimarães, Braga e Barcelos.

D. Paio Guterres foi alcaide do castelo de Leiria, vindo a cair prisioneiro durante a defesa do mesmo quando do assalto muçulmano de 1139.

Tomou parte na conquista de Lisboa (1147) tendo partido com cunhas de ferro uma das portas da cidade, assim permitindo a entrada de Afonso I de Portugal (1143-1185). Este cavaleiro empregaria habitualmente essa tática: de acordo com Sanches de Baena, a tradição relaciona D. Paio Guterres com Cunha-a-Velha, no termo de Guimarães, o que atribuiria ao seu apelido natureza toponímica; mas acrescenta que, de acordo com Jerónimo de Aponte, “D. Payo ganhou Torres Novas e que foi o primeiro que se chamou ‘Cunha’, porque durante os cercos punha cunhas de ferro nas portas, para que os inimigos não pudessem sair; e por isso lhe deram por divisa nove cunhas azuis em campo de oiro.” (cf. visconde Sanches de Baena, “Pombeiro da Beira”.)

Outra versão dá conta de que, quando de um cerco muçulmano a Lisboa, uma bandeira portuguesa hasteada no alto da muralha do castelo estava prestes a tombar, vergada sob a força do vento. Apercebendo-se do fato, os muçulmanos impediam que os portugueses se lhe acercassem - pois obter o estandarte Português seria já uma vitória - e faziam cair uma verdadeira chuva de setas naquele lugar. D. Paio Guterres terá desafiado a morte para lograr segurar a dita bandeira com duas cunhas, ao que D. Afonso I, acompanhando a peripécia, terá exclamado: "A cunha, a cunha!". E desta voz real, e das cunhas, lhe terá ficado o apelido.

Foi 1.° senhor da Honra da Cunha e fundador dos mosteiros de São Simão da Junqueira, do Souto e de Vilela.

Contribution

Updated at 28/06/2016 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Paio Guterres