Dionísio Evangelista de Castro Cerqueira

Brazil

Dionísio Evangelista de Castro Cerqueira (Curralinho, 2 de abril de 1847 — Paris, 15 de fevereiro de 1910) foi um engenheiro militar brasileiro.

De família baiana de recursos, seu pai era catedrático da Escola de Medicina de Salvador, entrou no exército como praça, em 2 de fevereiro de 1865, quando estudante da Escola Central, do Rio de Janeiro, devido à guerra do Paraguai, de onde retornou, em 5 de fevereiro de 1870, como tenente. Serviu inicialmente na artilharia e, a seguir, na infantaria, em batalhão baiano. No exército, reformou-se como general-de-brigada.

Escreveu o livro "Reminiscências da Guerra do Paraguai", no qual revisava as provas quando morreu em Paris, onde se encontrava a serviço. O livro foi editado, na França, e meados de 1910, com reedição em 1929, e terceira apresentação, em 1948, pela biblioteca do Exército.

No governo de Prudente de Morais foi ministro das Relações Exteriores (1 de setembro de 1896 a 15 de novembro de 1898), da Guerra (23 de novembro de 1896 a 4 de janeiro de 1897) e da Indústria, Viação e Obras Públicas (1 de outubro a 13 de novembro de 1897).

O município catarinense de Dionísio Cerqueira é assim denominado em sua homenagem, pois pacificou os limites geográficos das fronteiras entre Brasil e Argentina, no tratado arbitrado por Grover Cleveland, o qual ficou conhecido como a Questão de Palmas.

Casou-se com Antonietta Braga Torres, nascida em Sobral, filha do Brigadeiro Francisco Xavier Torres Junior com que teve a filha Dionísia e a neta: Maria Antonietta. Cunhado do senador Joaquim Antônio da Cruz, e do escritor Domingos Olímpio, que o assessorou na missão acima com quem colaborou no periódico "Os Annaes", que era editado até o início do século XX, no Rio de Janeiro. Tio de Eurico Cruz e, por afinidade, do senador Benjamim Liberato Barroso. Tio-avô de Benjamin Eurico Cruz.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dion%C3%ADsio_Evangelista_de_Castro_Cerqueira

Contribution

Updated at 11/09/2016 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Dionísio Evangelista de Castro Cerqueira