Manuel Lopes da Ressurreição

Brazil

Manuel Lopes da Ressurreição (1721-1808) era natural da Vila de São Sebastião da Terra Firme, atual município de São Sebastião, São Paulo.

Filho de Domingos Lopes de Oliveira, Manuel foi casado com D. Ana Josefa Barbosa, filha de D. Inácia Gomes (neta do capitão-mor Julião de Moura Negrão, o pai) e do sargento-mor Manuel Dias Barbosa. Era descendente de nobre estirpe, portador de brilhante fé de ofício nas ordenanças da vila, homem abastado, senhor de engenhos e de numerosos escravos.

Ressurreição foi capitão de infantaria de uma das companhias de ordenanças da Vila de São Sebastião, eleito pela câmara daquela vila, posto que ocupou por mais de treze anos. Desde 1768 ocupava o posto de capitão de uma das companhias de infantaria auxiliar de São Sebastião, quando foi nomeado capitão-mor daquela vila, por carta patente de 25 de maio de 1784, em substituição a Julião de Moura Negrão (pai), falecido em 1780.

Manuel Lopes da Ressurreição faleceu a 30 de novembro de 1808, na avançada idade de 87 anos, sendo substituído no governo da vila por Manuel Corrêa de Mesquita.

Fonte: (ALMEIDA, "Novo Surto...", 1959: 436-439).
 

Contribution

Updated at 23/05/2018 by the tutor Silvio De Angelis Júnior.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Manuel Lopes da Ressurreição