Carlos V do Sacro Império Romano Germânico e I de Espanha

Spain

Carlos V do Sacro Império Romano Germânico e I de Espanha (Gante (Flandres), 24 de fevereiro de 1500 – Cuacos de Yuste, 21 de setembro de 1558) foi Imperador a partir de 1519 e Rei da Espanha de 1516 até sua abdicação em favor de seu irmão mais novo, Fernando I no império e de seu filho Filipe II, na Espanha.

Filho de Filipe de Habsburgo (Filipe, o Belo) e de Joana, a Louca, herdou um vasto império na Europa e nas Américas, o que o levou a afirmar que no seu império “o sol nunca se põe”, uma vez que se estendia do Danúbio ao Pacífico.

Herdou a Coroa de Espanha dos seus avós maternos, os Reis Católicos, e o império germânico do avô paterno, o imperador Maximiliano I. Sonhou com a unidade da Europa cristã, na pura tradição medieval, mas as lutas religiosas e os problemas económicos goraram os seus intentos. Desposou a princesa Isabel de Portugal, filha de D. Manuel I e irmã de D. João III, integrando-se este casamento na política de alianças matrimoniais entre os dois reinos peninsulares.

Após a vitória dos protestantes na Alemanha e a assinatura da paz de Augsburgo, o imperador abdicou em Bruxelas, dividindo o império em duas partes: o Oeste (Países Baixos, Hispânia, territórios italianos e colónias americanas), que ficou para o seu filho Filipe II; e o Este (Sacro Império e possessões austríacas), que ficou para o seu irmão Fernando.

Retirou-se então para o mosteiro de Yuste, em Espanha, onde veio a falecer, afastado dos assuntos de Estado.

Contribution

Updated at 29/06/2019 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Carlos V do Sacro Império Romano Germânico e I de Espanha