Pedro de Maeda

Spain

Pedro de Maeda (séc. XVI), também referido como Pero de Maeda foi um arquiteto e engenheiro militar natural de Meruelo, na Cantábria.

Biografia

Terá feito a sua formação em Portugal, possivelmente ao lado do seu conterrâneo, Juan de Castillo (João de Castilho), com quem terá trabalhado nas obras do Mosteiro dos Jerónimos. (ALBERGARIA, 2009)

Terá ido para a ilha de São Miguel, nos Açores, como sucessor e substituto de Manuel Machado, no cargo de Mestre das Obras de Sua Majestade e das obras de fortificação do porto de Ponta Delgada, em data incerta, mas seguramente antes de 1567. Entre as obras por que respondeu, destaca-se a Igreja da Misericórdia de Ponta Delgada. (Op. cit.)

A partir de 1568, com o falecimento de Tommaso Benedetto, assumiu, como "Mestre de Fortificação" a direção dos trabalhos do Forte de São Brás de Ponta Delgada, nelas tendo trabalhado até deixar a ilha em 1580, momento em que a fortificação foi considerada "de modo defensável".

Bibliografia

ALBERGARIA, Isabel Soares de. "A Igreja da Misericórdia de Ponta Delgada: considerações em torno de um monumento perdido". in Arquipélago - História, 2.ª série, XIII (2009). pp. 21-48.

Contribution

Updated at 23/05/2015 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Pedro de Maeda