Robert Christian Berthold Avé-Lallement

Germany

Robert  Avé-Lallement nasceu em Lübeck, Alemanha, em 25 de julho de 1812. Faleceu nessa cidade, em 13 de outubro de 1884. Após estudos em Berlim, Heidelberg e Paris, formou-se em Kiel, em 1837.

Veio para o Rio de Janeiro, tornando-se médico chefe de hospital. Atuou no combate à febre amarela. Retornou à Alemanha em 1855. Dois anos depois retornou u ao Brasil, sendo nomeado médico do Hospital dos Estrangeiros. A seguir, realizou várias viagens ao sul e ao norte do Brasil. Ocupou-se com questões da imigração ao país. Retornou a Lübeck em 1859. Realizou uma viagem ao Egito à época da abertura do Canal de Suez.

Avé-Lallement é autor, entre outros trabalhos, do livro "Viagem pelo Sul do Brasil no ano de 1858", onde relata sua viagem desde a partida, em Trieste (Itália), até as províncias meridionais do Brasil. Esta obra concentra-se na Província do Rio Grande do Sul, mas também trata da Província de Santa Catarina no capítulo I da Segunda seção. Sobre Florianópolis (então Desterro) o breve relato intitula-se: Um dia na cidade de Desterro, na Ilha de Santa Catarina.

Para saber mais sobre esse personagem, consulte o seguinte endereço: http://www.akademie-brasil-europa.org/Materiais-abe-78.htm

Contribution

Updated at 12/11/2008 by the tutor Roberto Tonera.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Robert Christian Berthold Avé-Lallement