George Canning

United Kingdom

George Canning (Londres, 11 de abril de 1770- - 8 de Agosto de 1827) foi um político britânico, que serviu como Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e, brevemente, como Primeiro-ministro do Reino Unido.

Biografia

O seu pai faleceu quando George tinha apenas um ano de idade, deixando a família em má situação financeira. George foi ajudado pelo irmão de sua mãe, que pagou para a sua educação em Eton College. Aluno brilhante, George foi para Christ Church, em Oxford, vindo a tornar-se advogado em 1790.

O seu tio, um reformador, arranjou maneira de ele encontrar-se com líderes do partido Whig como Charles Fox. Após um período sob a influência de Fox, George Canning encontrou William Pitt, do partido Tory. Tornaram-se amigos e, em 1793 Pitt ajudou Canning a eleger-se deputado pelo pequeno burgo de Newtown ma Câmara dos Comuns.

Em 1796, William Pitt indicou Canning como Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros. Este foi o primeiro de uma série de cargos obtidos por indicação de Pitt que incluíram: Comissário do Conselho de Controle (1799-1800), Tesoureiro-Geral (1800-1801) e Tesoureiro da Marinha (1801). Após a renúncia de Pitt em 1801, Canning juntou-se à oposição ao governo de Henry Addington. Ao longo dos anos seguintes, Addington sofreu ataques de Canning no Parlamento. Canning foi especialmente crítico acerca da recusa de Addington à Emancipação Católica.

Em maio de 1804 William Pitt retornou ao poder, e Canning foi novamente nomeado como Tesoureiro da Marinha. Após a morte de Pitt em 1806, Canning veio a ser Ministro do Exterior no governo do duque de Portland. Canning desempenhou um importante papel na planificação da Guerra contra a França. Foi ideia de Canning aproveitar a frota Dinamarquesa. Isto enfraqueceu severamente as forças de Napoleão e foi um fator decisivo para a sua eventual derrota. Canning prometeu enviar mais tropas para o duque de Wellington, que estava combatendo em Portugal. Canning ficou furioso quando descobriu que o Ministro da Guerra, Lord Castlereagh, enviou tropas para a Holanda em vez disso. Uma forte discussão se sucedeu e eventualmente Castlereagh desafiou Canning para um duelo em Putney Heath em 21 de setembro de 1809. Os dois homens perderam os seus primeiros tiros, mas eventualmente Castlereagh feriu Canning na coxa.

Canning deixou o governo e, nos anos seguintes, concentrou-se na escrita. Contribuiu para o Anti-Jacobin Review e, com Sir Water Scott, ajudou a fundar o Quarterly Review. Canning contribuiu com diversos artigos sobre temas politicos, inclusive a necessidade para plenos direitos políticos e religiosos para os Católicos. Entretanto, Canning foi um forte oponente de qualquer aumento no número de pessoas com direito a voto nas eleições parlamentares.

Em 1812 Canning tornou-se deputado por Liverpool. Foi convidado pelo novo Primeiro-Ministro, Lord Liverpool, a tornar-se Ministro dos Negócios Estrangeiros. Canning recusou a pasta por não estar disposto a servir o mesmo governo que Lord Castlereagh. Liverpool procurou convencer Canning em várias ocasiões para se juntar a seu governo e eventualmente ele mudou de ideia e, em 1816, tornou-se presidente do Conselho de Controle. Após Castlereagh ter cometido suicídio em 1822, Canning substituiu-o como Ministro dos Negócios Estrangeiros, cargo que ocupou pelos cinco anos seguintes.

Quando Lord Liverpool renunciou em 1827 o George IV do Reino Unido entrevistou Robert Peel, o duque de Wellington e George Canning para o cargo de Primeiro-Ministro. Quando o soberano nomeou Canning, Wellington, Peel e vários outros líderes Tories demitiram-se do governo. Canning foi forçado a contar com o apoio dos Whigs para se manter no poder. Aqueles Whigs que aceitaram cargos no governo tinham que prometer que não iriam levantar a questão da reforma parlamentar.

A primeira preocupação de Canning foi resolver o problema das Leis do Milho. Em 1 de março de 1827 Canning apresentou a proposta de que trigo estrangeiro devia ser admitido a 20s., quando o preço tinha caído para 60s. Esta nova escala móvel permitia a obrigação cair à medida que os preços subiam e a aumentar à medida que os preços caiam. O duque de Wellington liderou a luta contra esta medida que, embora aprovada pela Câmara dos Comuns, foi derrotado na Câmara dos Lordes.

Mesmo antes de ser nomeado como Primeiro-Ministro, a saúde de George Canning estava em declínio. A pressão do cargo tornou-a pior e, em 29 de julho, ele informou George IV que estava gravemente doente. Canning foi levado para a casa do duque de Devonshire e, em 8 de agosto de 1827, faleceu na mesma sala em que, vinte e um anos antes, a sua primeira influência política, Charles Fox, havia falecido.

Contribution

Updated at 09/02/2014 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > George Canning