Alexandre José de Azeredo Leão Coutinho

Brazil

Alexandre José de Azeredo (ou Azevedo) Leão Coutinho, nasceu em 14 de janeiro de 1747 no Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

O tenente-coronel Coutinho foi durante muitos anos comandante da Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, em Santa Catarina (1786), vindo a falecer naquela fortificação em 08 de outubro de 1815.

Era filho de pais cariocas: Miguel Gonçalves de Leão, (Júnior) e Rita do Espírito Santo de Melo Azeredo Coutinho. Seu pai veio para a Ilha de Santa Catarina por volta de 1750, recebeu sesmarias nas localidades do Embaú, Caiacanga e Ribeirão, tendo ocupado também o cargo de comandante da Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba (junho de 1773).

Alexandre foi porta-bandeira do Regimento da Ilha de Santa Catarina e foi casado com Felícia Alexandrina de Arzão, com quem teve os filhos José Azeredo Leão Coutinho e Carolina de Melo de Azeredo Coutinho.

Leão Coutinho foi "proprietário e fundador da Fazenda de Itajahy, perto de Cabeçudas, foi ahi morar com sua Familia e alguns escravos depois do anno de 1786." (Do manuscrito "Notas para a História e Corographia da Paróquia São Pedro Apóstolo do Gaspar", anexo ao 2º Livro de Tombo da Paróquia.

Fontes:
http://www.fidelis-soares.com/getperson.php?personID=I083810&tree=LITNSC

http://freepages.genealogy.rootsweb.com/~valdenei/PAFg1305.htm#28615

 

Contribution

Updated at 04/02/2013 by the tutor Roberto Tonera.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Character > Alexandre José de Azeredo Leão Coutinho