Peñafiel Castle

Peñafiel, Valladolid - Spain

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (3)

Images (3)

O “Castelo de Peñafiel” (em castelhano: “Castillo de Peñafiel”) localiza-se no município de Peñafiel, na província de Valladolid, Comunidade Autónoma de Castela e Leão, na Espanha,

Ergue-se em uma colina, estreita e alongada, que lhe dá a forma característica de uma embarcação, o que vale ao castelo o epíteto de "Buque de Castilla".

História

A primitiva fortificação do local remonta, pelo menos, ao século X, como o atesta uma fonte documental datada de 943, sob o reinado de Ramiro II de Leão (931-951).

Foi tomada por forças do califa Almançor em 983, vindo a ser reconquistado definitivamente pelo conde castelhano Sancho García em 1013. A ele se atribui a mudança do primitivo nome de “Peña Falcón” pelo de Peñafiel (em latim “Penna Fidele”), ao conquistar o castelo, quando terá afirmado: "desde hoy en adelante esta será la peña más fiel de Castilla".

Os desentendimentos conjugais entre Urraca I de Leão e Afonso I de Aragão (1104-1134), levaram a que este fosse sitiado neste castelo em 1112 pelas tropas de sua esposa e, noutra ocasião, pelas de seu sogro, Afonso VI de Leão, Castela e Galícia (1065-1072). À época, havia sido alcaide do castelo o burgalés Álvar Fáñez,primo irmão de Rodrigo Díaz de Vivar e personagem também celebrado no “Cantar de mio Cid”.

Fernando III de Leão e Castela (1230-1252) instituiu o senhorio de Peñafiel em favor de seu filho, o futuro Afonso X de Castela (1252-1284), que o transferiu para o seu sobrinho, e neto de Fernando III, o bebé Juan Manuel. Este cuidou da reconstrução do castelo e do recinto muralhado ainda na primeira metade do século XIV. Um pouco mais tarde, no reinado de Pedro I de Castela (1350-1369), o senhorio foi abolido, passando a ser propriedade da Coroa.

De Juan I de Castela (1379-1390) o castelo passou para as mãos de Fernando de Antequera, e das deste para as de seu filho, João II de Aragão. Enquanto Infante, este último residiu no castelo por algum tempo, de modo que nele nasceu, em 1421, o seu primogénito, Carlos, príncipe de Viana. O castelo também protagonizou uma revolta contra João II de Castela (1406-1454), que o conquistou em 1451 e ordenou a sua demolição.

O atual castelo foi construído no século XV, uma vez que, em 1456, o próprio João II concedeu a Pedro Téllez Girón, Mestre da Ordem de Calatrava, os direitos às ruínas da antiga fortificação, confiando-lhe a sua reconstrução. Após a morte de Pedro Girón, cujos brasões de armas se observam na torre de menagem, uma muralha, e um fosso interno foram adicionados e os adarves e a torre norte foram reformados para o uso da artilharia.

Foi declarado Monumento Nacional em 1 de junho de 1917. Encontra-se classificado como “Bien de Interés Cultural” (BIC) sob o n.º RI-51-0000148.

De propriedade do Ayuntamiento de Peñafiel, desde 1999 abriga o "Museo Provincial del Vino".

Características

Exemplar de arquitetura militar.

Apresenta planta orgânica (adaptada ao tereno em que se inscreve), de formato estreito e alongado (cerca de 35 metros de largura por 210 metros de comprimento). O complexo é defendido por uma primeira muralha exterior de linhas sóbrias que pode datar do século XI e, portanto, ser a parte mais antiga da construção. Em seu lado oriental rasga-se o Portão de Armas, emoldurado por duas torres circulares e encimada por um mata-cão, do qual apenas subsistem os modilhões. Uma segunda linha de muralhas, ameadas, delimita o recinto interior. Percorrida por um adarve, é amparada por 28 cubelos, também ameados, equidistantes entre si.

Aproximadamente ao centro do conjunto ergue-se a torre de menagem, de planta retangular, que se eleva a cerca de 34 metros de altura, dividida internamente em 3 pavimentos abobadados. O conjunto é dividido por ela em duas áreas cujos primitivos edifícios – quartéis, armazéns, dependências de serviço –, desapareceram. A área sul é hoje ocupada pelo museu.



 

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related entries 


 Print the Related entries

Contribution

Updated at 25/10/2020 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (3).


  • Peñafiel Castle

  • Buque de Castilla

  • Castle





  • Spain


  • Restored and Well Conserved

  • National Protection
    Foi declarado Monumento Nacional em 1 de junho de 1917. Encontra-se classificado como “Bien de Interés Cultural” (BIC) sob o n.º RI-51-0000148.



  • +34 983 88 11 99


  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Spain
    State/Province: Valladolid
    City: Peñafiel

    Carretera Subida al Castillo, s/n.
    47300 Valladolid, Espanha


  • Lat: 41 -36' 12''N | Lon: 4 6' 52''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Peñafiel Castle